Páginas

Imagem estudio

Imagem estudio

"Minhas criações não são protagonistas. Elas se encaixam em qualquer lugar. Não faço peças extravagantes, daquelas que você precisa montar o ambiente inteiro em função delas. Meu design é direto."

ESTEVÃO TOLEDO

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lifestyle / Achille Castiglioni




Designer Achille Castiglioni 1918* - 2002†




Tenho uma prateleira em  meu coração onde coloco pessoas interessantes que conheci, conversei e me inspiram até hoje, Achille Castiglioni foi uma delas. Em sua última visita ao Brasil para um ciclo de palestras por aqui, em 1997 (credo, do século passado, tô ficando velho mesmo), fui convidado para um jantar onde ele era a estrela, e pude ter um "dedin de prosa" sobre design com ele.  Fique muito impressionado com sua simplicidade e força. Apesar de na época ele estar com bastante idade era claramente uma alma jovem, uma personalidade criativa, inquieta, questionadora, curiosa, singela e que buscava incessantemente analisar de forma crítica se a função de cada objeto do nosso cotidiano estava correta, verdadeira ou deveria ser melhorada. Se bem que, para ele tudo podia ser melhorado. Uma pessoa que inspirava a vida, através de reflexões, descobrimentos, inquietude e vontade de fazer as coisas de forma melhor e diferente.
Castiglioni ficou conhecido por muitas qualidades, porém a que mais me chama a atenção é seu método PDC, que quer dizer: Principal Design Componente, onde emprestava peças   industrializadas super conhecidas para compor novos objetos, como por exemplo podemos ver abaixo nas fotos, onde um farol de fusca vira a luminária de piso Toio.
Quem sabe podemos ir um pouco além, e dizer que, de certa forma Castiglione é responsável pelo movimento que inspirou os também designers Fernando e Humberto Campana, que  igualmente se servem de produtos já indutrializados, porém com uma visão mais "abrasileirada" da coisa, mas esta é uma outra história e não cabe a mim tentar descobrir. 
Segue algumas imagens para ilustrar, espero que gostem um beijo Estê.


Luminária de piso TOIO 1962 para a FLOS - com farol de fusca como lâmpada

Detalhe do farol de fusca como lâmpada



 Sella 1957 para Zanotta - feita com selim de bicicleta




 Mezzadro 1957 para Zanotta - feita com assento usado para tratores



"Não são as respostas que movem o mundo mas sim as perguntas."

        


Nesta entrevista é possivel ver um pouco de seus questionamentos e o resultado alcançado por eles. O video está bom até o 5:24, quem tiver interesse e souber italiano, vale a pena, me desculpem não achei este video traduzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...